sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Pense comigo*
Sobre o tempo.
De tanto ouvir as pessoas dizerem “Não tenho tempo”; passei a observar mais detalhadamente como ‘gastamos’ o tempo. Uma observação aqui, outra ali – em casa, na rua, nas lojas, no trabalho. Observar “pessoas sem tempo” é uma aula e tanto desde que estejamos disponíveis para ouvir, aprender, analisar... Essas coisas que, com certeza, exigem tempo.
Bom... fui concluindo... as pessoas na rua, por exemplo, não têm tempo para cumprimentos tipo “Oi, que bom que te encontrei...”, Não! Nem pensar. Esses são gestos de um tempo passado quando as pessoas tinham tempo. Hoje, viver o hoje com o perfil de “antenado” é não ter tempo. Ter tempo é sinônimo de desocupado; o que ninguém quer ser. Afinal vivemos num mundo com muito mais opções de coisas para fazermos.
Daí a pergunta que não quer calar “o que nos mantém tão ocupados?” Bom,  toda evolução tecnológica que teoricamente tinha o objetivo de facilitar nossas vidas;  para sobrar tempo, na prática, consome quase todo nosso tempo. Então não temos, não queremos, não precisamos ter ou somos induzidos a não termos tempo? Pensemos: Não temos tempo para as outras coisas porque, por exemplo,  precisamos acessar nossa caixa de mensagem. Isso é prioridade. Ta ligado?!. Você descobre que aquela amiga que você não ver há muito tempo porque ambas não têm tempo, encontrou tempo para ler as ultimas 22 mensagens que recebeu e lhe enviou todas para que assim você saiba que ela se lembra de você. Ela só não tem tempo para você. Por isso mandou inclusive aquela mensagem que não tem nada a ver. E agora você tem que encontrar tempo para ler todas (ela assinalou a opção para confirmar leitura). Depois de lidas você deleta e  nesse estágio a caixa de entrada ta vazia e você também. Houve uma comunicação que não comunicou e você se sentiu culpada de quebrar aquela corrente. Aquela que algo maravilhoso iria acontecer tal hora, ou seja, com tempo marcado. Iria...
Ah! Acabou meu tempo...
E você acaba de me dedicar alguns minutos do seu tempo....obrigada!

Pense comigo. Concorde, ou não. Se concordar, estaremos fortalecendo idéias. Se não, diga-me em que discordas e eu, se tive a pretensão de ensinar; aprenderei. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário