domingo, 22 de janeiro de 2012

Diretamente de Araxá

Nas últimas 24h li que, em Natal/RN, um vigia foi selecionado para o curso de doutorado na Universidade de Coimbra/Portugal. Apesar de a história me chamar bastante atenção não fiz nenhum comentário, mas, depois fiquei me questionando como alguém sobrevive numa função que, intelectualmente, pouco se exige e depois parte para outro mundo numa missão que, na nossa realidade, poucos alcançam - o doutorado. Um homem simples vai voltar doutor de verdade. Por acreditar que o mérito seja todo dele, fico  a me perguntar: Como chegou ao doutorado? Por que antes de Coimbra ninguém viu o seu potencial? Como voltará “o Doutor”?  Hoje, o sucesso de um dos filhos  de um  agricultor, possibilita-nos refletir sobre o papel da educação,  sobre o que se espera  do aluno da zona rural, do aluno da escola pública, do funcionário público.  Refletir sobre a cultura da subestimação.  Pelo que li, o S. Raimundo Paulino saiu de Araxá/ Extremoz/RN conseguiu ser vigia na capital do estado e agora parte em busca do doutorado noutro continente. É um vencedor.    
reginalus-jan/2012         

2 comentários:

  1. É verdade caro amigo, sou eu mesmo o Raimundo Paulino de Araçá, desculpe que o repórter na altura digitou "Araxá". Já Estou em Coimbra e fui o primeiro a terminar a qualificação que defendo dia 22 deste mês, não é a tese ainda, esta só vou defender em 2014. Abraço e muito obrigado pelas palavras.. Se quiser entrar em contacto, meu e-mail: raimundo.ps@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Dr. Raimundo, Que surpresa agradável ter noticias suas. Fico feliz pelo seu desempenho. reginalus

    ResponderExcluir